Aperfeiçoamento da mão de obra

Durante a Ffatia foram realizados minicursos de robótica

Os estudantes de engenharia e profissionais da indústria aprenderam um pouco de teoria e de prática em robótica com o curso “Sistema de Controle para Manipuladores Robótico”. O minicurso foi ministrado pelos professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(Senai), Anézio Neto dos Santos e Cássio Ribeiro. “A palestra orientou os participantes a identificar e solucionar problemas existentes no sistema”, explica o professor Anézio.

No curso, o participante aprendeu a identificar a Unidade Lógica de Processamento (PLC), isso é, o cérebro da máquina, fazer com que ele receba o sinal – via sensores – e, em seguida, processar a ação. “Podemos linearizar o processo e assim, produzir mais, com mais qualidade e menor custo, possibilitando o crescimento da empresa”, explica o professor.

Na indústria alimentícia, o processo de automação é válido, por exemplo, para reduzir contaminação por fator biológico. “Com o sistema se reduz a movimentação de pessoas no espaço, permitindo a redução de contaminação”, exemplifica.

Nova turma

O curso também será ministrado na sexta-feira (31), às 18h30, no estande do Senai. A inscrição é gratuita.

Segundo o Assessor de Relações com o Mercado do Senai, Bruno Godinho, para ampliar a competitividade industrial, seja por meio da Educação, Qualidade de Vida, Inovação Tecnológica ou Gestão, o Sistema FIEG está pronto para atender as empresas e seus colaboradores e, “nessa grande feira, o público pode vivenciar um pouco do que fazemos”.