Feira da MECÂNICA: uma rede social profissional além das digitais

RELACIONAMENTO

Se no ambiente online temos o Linkedin, que é a maior rede social do mundo criada para manter e gerar relacionamentos no mundo corporativo. Na vida real temos as feiras de negócios, que funcionam muito bem como uma rede profissional sem o uso da internet.

Neste terceiro episódio da série “Qual a vantagem de participar de uma feira de negócios para minha carreira?”, vamos explorar a Feira da MECÂNICA – evento que está acontecendo e vai até sábado (21) –, como nosso exemplo de rede social corporativa sem precisar estar conectado a world wide web.

Suponhamos que os 100 mil profissionais visitantes do evento sejam os membros dessa rede, acrescentando mais as 2.100 marcas nacionais e internacionais que estão expondo na feira, não é de chamar a atenção todo esse público reunido no mesmo lugar? Mas você deve estar pensando, esses dois públicos tem objetivos diferentes quando pensam em participar de um evento de negócios. Mais ou menos. Para os visitantes o pensamento basicamente é fechar negócios, conhecer as inovações, comparar preços e fazer relacionamento. Para o expositor é promover seus produtos, conseguir novos clientes, reforçar a marca institucionalmente e fazer relacionamentos. Note que a última intenção é mútua entre eles.

Claro que no âmbito relações existem várias esferas. Mas a grande curiosidade e descoberta dessa série foi encontrar expositores e visitantes que viraram, ou quase, colegas de profissão a partir de um relacionamento no evento.

A feira da MECÂNICA é uma verdadeira vitrine de sonhos profissionais para os visitantes do evento. Pelo menos foi assim para o profissional Rafael Mendes. “Nem sei quantas vezes andei por esse pavilhão e só pelas ‘super máquinas’ ou inovações que estavam sendo expostas já tive vontade de concorrer a uma vaga dentro da empresa. Até me aventurei com relacionamentos feitos aqui e processos seletivos posteriores. Participar do evento sem dúvida me engradeceu profissionalmente”.

O expositor André Schier, da OBR Equipamentos, explicou que além de criar uma rede profissional intensa com seus clientes, fornecedores e prospects, também conheceu e até contratou vários colegas de profissão. “Já contratei pessoas que conheci na feira, inclusive a feira já foi palco de entrevistas com profissionais que estão comigo até hoje na empresa”

O responsável pela Arena de Logística integrada – atração que acontece na área da feira Santos Offshore (evento simultâneo à Mecânica) –. “Às vezes, a pessoa apenas veio visitar o evento e conforme criamos um contato, de cara notamos aptidões que seriam interessantes para nossa empresa. Não é à toa que o evento é referência para os profissionais do setor. Tem muita gente boa aqui dentro”, comenta Deivid Roberto Santos.

Para você, profissional do setor, que quer conhecer um pouco como funciona as melhores empresas no ramo industrial e criar uma rede de relacionamentos, o endereço essa semana não é www…, mas sim o Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São aulo. O seu credenciamento é gratuito, clique aqui.

Próximos episódios:

– Mais que um evento uma universidade para profissionais do setor industrial

Cobertura do evento:

Acompanhe também nosso Canal do Notícias com vídeos e informações sobre tudo que está acontecendo na feira.

*Texto produzido por Andressa Bezerra – Reed Exhibitions Alcantara Machado