Já escolheu o seu queijo?

Concurso elegeu o melhor queijo de linha na categoria muçarela, prato, minas padrão e parmesão

Produtores de queijo do Centro – Oeste participaram da disputa para definir qual é o melhor. O III Concurso de Produtos Lácteo foi evento paralelo da 9ª Feira de Fornecedores e Atualização Tecnológica da Indústria da Alimentação (Ffatia).Durante dois dias, jurados independentes votaram entre dez marcas para definir qual a melhor muçarela, o melhor queijo minas padrão, parmesão e queijo prato. Os jurados avaliaram a aparência a consistência, a textura, o odor, o sabor, a crosta do queijo e a olhadura (buracos).

Segundo o organizador do evento, Celso José de Moura, os queijos foram avaliados após serem descaracterizados e identificados apenas por código. “Utilizamos como atributo o regulamento Técnico de Identidade e Qualidade O produtor trouxe para o concurso o queijo de linha e, com o julgamento, pode-se avaliar o posicionamento no mercado”, explica.

O resultado foi divulgado na tarde desta sexta-feira (31). Os primeiros colocados foram agraciados com um troféu.

O Laticínios JL Ltda foi o vencedor em três categorias – muçarela ( com a marca: Valeza),minas padrão (Vale do Orizona) e parmesão (Valeza). O primeiro lugar do queijo prato ficou com Laticínios Centroeste Ltda (Centro Oeste). Confira os primeiros lugares:

Queijo muçarela

1º lugar – Valeza – Laticínios JL Ltda.

2º lugar – Centro Oeste – Laticínios Centro Oeste

3º lugar – Piracanjuba – Laticínios Bela Vista

 

Queijo Prato

1º lugar –Centro Oeste – Laticínios Centro Oeste

2º lugar – Vale Do Orizona – Laticínios JL Ltda

3º lugar – Piracanjuba – Laticínios Bela Vista

Queijo Minas Padrão

1º lugar – Vale do Orizon – Laticínios JL Ltda.

2º lugar – Piracanjuba – Laticínios Bela Vista

 

Queijo Parmesão

1º lugar – Valeza – Laticínios JL Ltda

2º lugar – Piracanjuba – Laticínios Bela Vista

O Concurso foi organizado pelo grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás (UFG) com parceria com o Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Goiás (Sindileite)e patrocínio da Sacco Brasil.

O setor

Goiás é o quarto produtor de leite do Brasil. Dados da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) mostram quer a produção goiana de leite vem aumentando nos últimos anos. Em 2011, a produção no Estado era de 3,11 bilhões de litros. E no ano passado esse número subiu para 3,6 bilhões.

“O segmento de laticínios tem apresentado bom desempenho, seja na venda, seja na produção. E é isso que vamos mostrar: como o desenvolvimento de um setor pode contribuir com os negócios da região”, explica Liliane Bortoluci, diretora do evento.

Expolaco

O III Concurso de Produtos Lácteos faz parte da programação da VII Exposição de Produtos Lácteos do Centro Oeste (Expolaco). Para este ano, dez empresas expõem mais de 50 produtos – entre eles queijos, iogurtes,doces, leite – durante os quatro dias de evento.