Marcel Wanders, um olhar genial

Carlota_FeiconNE2016Por Carlota Guerra

 

O design em todas as suas formas está inserido no dia a dia das pessoas, que consomem os produtos, sem ter, na maioria das vezes, a percepção de que estes, foram pensados, elaborados para influenciar, modificar, construir conceitos e um pensamento coletivo. De tempos em tempos, nascem gênios, que tem em seu DNA a marca do olhar para a forma perfeita. Marcel Wanders é um desses gênios que ampliam sua ação em todos os campos, sem fronteiras, sem limites.

Marcel Wanders é um designer holandês de que teve o reconhecimento internacional por sua irreverência aliada à qualidade de seus projetos. Graduado pela Faculdade de Artes do Arnhem, em 1988, abriu seu próprio estúdio com sede em Amsterdã, em 1995. Seis anos depois, ele co-fundou o bem sucedido projeto da etiqueta Moooi, da qual é o diretor de arte.

Além disso, trabalhou em projetos de arquitetura e design de interiores, como o Kameha Grand Hotel, em Bonn (Alemanha), o Mondrian South Beach, em Miami, o Villa Flagship Store Moda, em Bahrain (Golfo Pérsico), bem como residências em Amsterdã, Mallorca (nas Ilhas Baleares, Espanha) e Jacarta (Indonésia).

Muitos dos desenhos de Marcel Wanders foram selecionados para as coleções de design mais importantes e exposições em todo o mundo, como o Museu de Arte Moderna de Nova York e de São Francisco, o V&A Museu, em Londres, o Museu Stedelijk de Amsterdã, Museu Boijmans Van Beuningen em Roterdã, o Museu Central de Utrecht, Museu de Artes Decorativas de Copenhague, na Dinarmaca, entre tantos outros. O jornal inglês Financial Times declarou que “Marcel Wanders e a empresa Moooi fizeram do design holandês contemporâneo, um sinônimo de criatividade exuberante”, único em todo o mundo.

Carla Guerra é jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco, com 30 anos de atuação, é articulista e afcionada por arquitetura, decoração e design. É editora da revista ClassCasa Magazine e de vários produtos editoriais, também realiza mostras e exposições, sendo diretora do projeto Decor Prime Show, para a Feicon Batimat Nordeste.