Pensou em uma feira, pensou no estande? Você está pensando errado!

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Como uma alavanca, os eventos de negócios conseguem impulsionar as empresas participantes a um novo patamar, seja no nível de relacionamento com seus clientes/com novos clientes, ou no nível de geração de negócios. Independentemente do momento econômico ou político, elas são importantes plataformas no suporte de contato com o público-alvo de cada expositor.

Mas será que as empresas sabem explorar todas as possibilidades que uma feira oferece? Será que elas sabem potencializar sua participação e conseguir aquele tão esperado resultado que as promotoras oferecem na hora de oferecer a oportunidade do m²? Pois é, impossível não se decepcionar, mas muitas empresas ainda se agarram somente em fechar o espaço e comparecer nos dias dos eventos com seus produtos e sua equipe.

Tomando como exemplo a maior feira da indústria do Plástico na América Latina, a Feiplastic, que acontecerá de 03 a 07 de abril, no próximo ano, vamos relatar todas as oportunidades que esse evento oferece aos expositores.

Merchandising: para estar presente em todo o evento

Feiras de negócios costumam acontecer em amplos pavilhões e atrair um grande volume de profissionais.  Para garantir que sua marca chega a um número maior de pessoas, é preciso que ela esteja em todos os ambientes. Há diversas ferramentas de merchandising que podem complementar a exposição de sua marca.

– Sinalização:
A cada evento, pode se considerar que um novo pavilhão é criado. Cada feira customiza o ambiente de uma forma única, e isso permite que as marcas explorem todo o espaço físico do pavilhão. Na parte de sinalização, há opções para impactar o público desde a recepção do profissional, com adesivações na área externa, até estar presente em cada passo, com as sinalizações de chão. Totens e banners aéreos completam as oportunidades de sinalização.

– Na credencial
Para entrar no evento, obrigatoriamente, todo visitante precisa estar munido de uma credencial em mãos. E está é mais uma oportunidade de estar diretamente na mão do cliente! Uma das cotas de merchandising permite que sua marca esteja em todas as credenciais de visitantes. Na Feiplastic de 2017 são esperados 67.000 compradores.

– Na sala de imprensa
Se a sua estratégia é estar na mídia ou começar um relacionamento com a imprensa, a Feiplastic tem um ambiente dedicado a todos os profissionais de comunicação. Com diversos modelos de cotas, permite a todos os expositores que ampliem sua imagem junto à mídia.

– Planta do evento
Um evento grande exige planejamento. E, para o visitante, esse planejamento começa com a planta do evento. Seja na versão digital, mobile ou imprensa, é mais uma oportunidade de estar junto do cliente em momentos estratégicos.

Patrocínio: um casamento entre vários interesses. Estar presente em uma feira de negócios como patrocinador, possibilita reforçar o valor da marca e fortalecer seu posicionamento de negócio, além de se relacionar com novos contatos e potenciais clientes. Essa é uma opção aberta para todo o mercado, não precisa necessariamente ser um expositor. Há várias vantagens em optar pelas cotas e ser um patrocinador.

– Branding
Trabalhar o branding da sua empresa pode ser interessante em um momento de entrada em um novo mercado ou simplesmente para fortalecê-la. Opções como: autorização para empregar o logo da empresa em comunicações do evento, inclusive no rodapé do website oficial, e-mails marketing enviados à base de dados do evento, logos em campanha impressas, são grandes ferramentas para reforçar o branding.

– On Line
O universo de um evento normalmente é digitalizado para as redes sociais, aplicativos mobiles e websites que, por sua vez, aumentam em até sete vezes a visitação que acontece no pavilhão. O que se justifica pelo incomparável alcance que a mídia nonline tem na sociedade. Essas ações são caracterizadas por ferramentas como:  criação de posts exclusivos na fan page, banners localizados no site ou no app do evento com arte e link direcionado para endereço eletrônico do patrocinador.

– Relacionamento
Considerando esse mercado competitivo, conquistar um cliente e manter o relacionamento com ele se torna um grande desafio. E para auxiliar as empresas nessa luta por espaço no mercado, temos as ações de patrocínio. Colocamos como exemplo aqui, a concessão de convites para o evento aos clientes do patrocinador.
Experiências: viver, experimentar e sentir o evento. Quando colocamos no título deste texto que você está errando se a sua primeira preocupação em uma feira é com o estande, não estamos exagerando. O universo do evento vai muito além dos estandes das empresas. Em um evento como a Feiplastic, podemos encontrar diversas possibilidades onde as empresas podem atuar e levar conteúdo para os seus clientes e prospects.

– Ilha do conhecimento
A Ilha do Conhecimento é um espaço exclusivo para a realização de debates técnicos e apresentações pelos expositores, com o objetivo de promover a atualização profissional e conhecimento sobre produtos, equipamentos, tecnologias, tendências e melhores práticas de mercado.

– Área de Inovação
Demonstração das inovações em destaque Interação com os visitantes da FEIPLASTIC que poderão consultar antecipadamente as novas tecnologias do evento formato ideal para promover seu maior lançamento no evento)

– Operação Reciclar
Área estratégica no evento, que demostrará o processo de reciclagem do plástico, desde a coleta seletiva de resíduos plásticos dos estandes, com painel eletrônico informando em tempo real a quantidade arrecadada.

*Texto produzido por Andressa Bezerra – Reed Exhibitions Alcantara Machado