Apple investe em técnica mais ecológica para produção de alumínio

Apple investe em técnica mais ecológica para produção de alumínio

Grande parte dos produtos da Apple utilizam alumínio na sua fabricação. Como a empresa sempre se mostrou preocupada com a sustentabilidade e o meio ambiente, não surpreende que agora esteja investindo na produção de alumínio com reduzida emissão dos gases que colaboram para o aumento do efeito estufa.

Aliada ao governo canadense, a companhia investiu 144 milhões de dólares na startup Elysis, criada pelos gigantes da mineração Rio Tinto e Alcoa, que descobriram a nova técnica de produção. Essa inovação está sendo considerada a maior em 130 anos na indústria de mineração.

Produção do alumínio

A produção do alumínio requer grandes quantidades de carbono, elemento que auxilia na condução da eletricidade necessária. A inovação está na substituição deste por um material inerte, o que elimina a liberação de CO2 no processo.

A antiga técnica era utilizada desde 1886, quando não existia tanta preocupação com o meio ambiente, mas agora o novo método veio para otimizar a produção e agredir menos a natureza.

Esse procedimento específico era responsável por 20% do total de gases emitidos, com o restante vindo da produção da eletricidade utilizada na fundição, somado ao que é gerado por outros processos. Considerando números globais, a produção de alumínio é responsável por 1% da emissão de gases de efeito estufa.

Em um comunicado, Tim Cook disse que “a Apple está comprometida com os avanços da tecnologia que são bons para o planeta e ajudam a protegê-lo para as próximas gerações. Estamos orgulhosos de fazer parte desse ambicioso projeto e esperamos um dia poder utilizar somente alumínio produzido sem emissões de gases do efeito estufa”.

Além de colaborar com o meio ambiente, o novo método de produção se mostrou 15% mais barato do que o antigo processo. A Apple espera que o alumínio fabricado dessa nova forma esteja presente nos aparelhos da marca em 2024.

 

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Matéria publicada originalmente em Tecmundo.

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