Exemplar único do Fiat 8V Vignale será leiloado na Itália

Exemplar único do Fiat 8V Vignale será leiloado na Itália

Modelo de competição de alumínio se destacou pela combinação de leveza e potência

Após mais de 30 anos fazendo parte de uma coleção particular, o exemplar único do Fiat 8V Vignale vai ser leiloado no próximo dia 14 de maio, em evento que será realizado no Museu Mille Miglia em Brescia, na Itália. O modelo de competição, que tem no currículo a participação na edição de 1955 da famosa Mille Miglia, possui carroceria de alumínio. Na venda, os organizadores do leilão estimam que o valor final de venda fique na casa entre 2 e 2,5 milhões de euros.

De acordo com a organização do leilão, o chassi de numeração 52 foi finalizado em julho de 1953 e entregue para o encarroçador Alfredo Vignale – nessa época, era comum o trabalho de construção e instalação das carrocerias ser feito por outras empresas, especializadas no assunto. No ano seguinte, o Fiat 8V Vignale foi vendido para o seu primeiro dono e iniciou sua vida nas corridas em 1955, no Rally de Sestrière. Depois, passou por diversas mãos nos anos seguintes, participando de inúmeras competições.

O modelo de linhas elegantes, assim como todo modelo de corrida, era espartano e contava com praticamente nenhum recurso de conforto, apenas a instrumentação básica para o piloto. Sua principal característica a leveza, proporcionada pelo uso do alumínio. Para se ter uma ideia, em relação ao modelo de rua original, construído com carroceria em aço, o modelo era nada menos que uma tonelada mais leve.

A combinação da leveza a carroceria com a potência do motor 8V de 127 cavalos deu uma vida relativamente longa nas competições para o Fiat 8V Vignale. O chassi 52 se aposentou somente em 1960, depois de participar de mais de quatro dezenas de provas – nas quais passou por alguns acidentes e muitas mudanças de pintura. Em um dos reparos, em 1957, tanto a frente como a traseira do modelo foram alargadas.

Atualmente, este é o único exemplar íntegro do Fiat 8V Vignale do qual se tem conhecimento.

 

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Matéria publicada originalmente em Aluauto – Alumínio em Movimento.

Facebook Comments

Deixar uma resposta