Patrocinadora da ExpoAlumínio, Novelis fala sobre mercado, projeções e expectativas para esta...

Patrocinadora da ExpoAlumínio, Novelis fala sobre mercado, projeções e expectativas para esta edição.

Guilherme Superbia, Gerente de Excelência Comercial e Marketing da Novelis

A principal fabricante de produtos laminados planos e também a maior recicladora mundial de alumínio, a Novelis é patrocinadora da 7ª edição da ExpoAlumínio e vê seus resultados alinhados com as expectativas de crescimento da indústria do alumínio.

No ano fiscal de 2018, por exemplo, a Novelis América do Sul reportou o aumento de 10% nos embarques de produtos laminados de alumínio e crescimento de cerca de 27% na receita líquida de US$ 1.5 bilhão para US$ 1.9 bilhão. Quanto aos números de reciclagem, a empresa atingiu globalmente a marca de 57% de insumos provenientes da reciclagem no total da produção.

Guilherme Superbia, Gerente de Excelência Comercial e Marketing, explica que no Brasil a capacidade de processamento de sucata da Novelis é de 390 mil toneladas de alumínio por ano e acredita que há uma tendência de essa capacidade continue crescendo com o desenvolvimento do mercado de alumínio e a conscientização da população em relação à importância da reciclagem.

Em entrevista exclusiva para o nosso canal, Superbia aborda a visão de mercado da marca e o papel da ExpoAlumínio na estratégia da Novelis em continuar desenvolvendo o mercado de reciclagem no país.

Confira abaixo a entrevista completa:

ExpoAlumínio: A indústria do alumínio está projetando crescimento para este ano, sinalizando a recuperação do cenário econômico e a retomada do setor. Como a Novelis tem se preparado para esta nova fase?

Guilherme Superbia: A Novelis tem a sustentabilidade como estratégia central de seu negócio e esse compromisso permeia desde suas operações, até o relacionamento com as partes interessadas em toda a cadeia de valor do alumínio. Com isso, acreditamos que investir em reciclagem é fundamental.

O alumínio pode ser reciclado infinitamente, sem perder suas características e o Brasil é líder em reciclagem de latas de alumínio, alcançando 97,7% de latas recicladas em 2016. Em média, uma lata usada pode voltar a ser uma nova lata em 60 dias. Considerando isso, a Novelis segue investindo na ampliação de sua rede coleta. Hoje contamos com uma unidade de negócios exclusivamente focada na expansão da compra de latas de alumínio pós consumo em centros de coleta estrategicamente espalhados pelo país: Salvador (BA), Recife (PE), Juiz de Fora e Uberlândia (MG), São Paulo (capital), Pindamonhangaba (SP), Campinas (SP), Sertãozinho (SP) e Ananindeua (PA). Em breve, serão inaugurados outros dois centros de coleta.

EA: Na visão da marca, qual o papel da ExpoAlumínio neste cenário e como o evento irá ajudar a empresa a alcançar seus objetivos?

GS: Para a Novelis, a ExpoAlumínio é o local ideal para a troca de conhecimento e melhores práticas, criando um ambiente colaborativo que é muito positivo para o setor como um todo. Eventos dessa importância representam a chance de encontrar os principais players do mercado, contribuindo para a sustentabilidade da indústria e promovendo debates que fomentam o crescimento do setor.

EA: Para esta edição de 2018, foram anunciadas algumas novidades como a realização do Congresso Internacional do Alumínio no mesmo piso de exposição e a unificação do evento com a Mostra e Congresso SAE Brasil. Qual o impacto dessas inovações para o seu negócio?

GS: Feiras e Congressos tem o desafio de gerar cada vez mais conhecimento e relacionamento entre públicos de interesse. Este ano, temos a oportunidade de realizar a ExpoAlumínio em conjunto com a SAE Brasil. A Novelis já é a maior fornecedora global de laminados de alumínio para a indústria automotiva e espera um crescimento de dois dígitos no uso global de laminados de alumínio automotivo até o final desta década.

Além de ser mais leve, as ligas de alumínio desenvolvidas para o setor automotivo são capazes de absorver duas vezes mais energia de uma colisão do que o aço. O metal também possibilita a criação de designs modernos e é infinitamente reciclável. No mercado brasileiro não vemos o uso tão frequente de alumínio como no mercado automotivo nos Estados Unidos ou Europa. Estreitar o relacionamento com o setor automotivo no Brasil é fundamental, pois acreditamos que o mercado local deverá seguir a tendência mundial, aumentando a quantidade do material utilizada em veículos.

EA: Do ponto de vista do mercado, para você, quais os principais desafios da indústria do alumínio hoje?

GS: A Novelis é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. Trabalhamos junto com nossos clientes para oferecer soluções inovadoras para os mercados mais exigentes como: automotivo, transportes, de latas para bebidas, construção civil e especialidades. O compromisso com a sustentabilidade é fundamental para nossas operações e se estende à forma como nos associamos às partes interessadas em toda a cadeia de valor do alumínio. Percebemos enormes oportunidades em continuar a expandir o uso de alumínio leve e infinitamente reciclável para ajudar nossos clientes a alcançar seus objetivos de sustentabilidade e oferecer aos consumidores os produtos ecológicos que eles apreciam.

 


A ExpoAlumínio é o principal evento da indústria do alumínio, abrangendo toda a cadeia produtiva com os grandes players e compradores do mercado. O credenciamento continua disponível para profissionais do setor e é gratuito. Acesse http://www.expoaluminio.com.br e garanta sua participação.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado

Produção: Emanuelle Herrera

Facebook Comments

Deixar uma resposta